quinta-feira, 26 de março de 2009

Divido com vocês, o 1º de muitos dos meus pensamentos. "Da fé ao pó"


Da fé, ao pó.

Olhando o chão rachado, penso que o mundo começou a acabar, por aqui.

Na falta de chuva, que deixa a sede comandar o chicote, que agride ainda um pedaço dos quilombos.

Na cara do sofrer, que se revela na face de cada um, aqui onde o sol mexe com a mente nordestina.

Ah... Mas percebo luz aqui, não aquela elétrica, mas, a luz divina!

E depois do meu dormir, no escuro de uma noite abençoada, nos braços de um chão amigo, que se tornou meu único conforto, percebo que na verdade um mundo não começou a acabar por aqui.

Está acabando nos olhos de quem se deixou levar pela ganância, e não vê o respeito, nem a justiça, nem a compaixão, nem o principal, o amor.

Ó meu Deus! Essa tecnologia, essa pobreza de espírito, essa loucura de viver no espaço, essa venda da fé, um mundo racista, podre e cheio de ódio!

Ah... Mas percebo luz aqui, não aquela elétrica, mas, a luz divina!

Desnutrição? Desvia o Velho Chico! Vem Carro-Pipa, molha o pedacinho da alma de cada filho de Deus aqui.

No mês de Junho sorrimos como ninguém, o resto do ano, choramos pra irrigar a terra, até que as lágrimas acabem e dos olhos saiam pó, e ao pó voltaremos.

Voltaremos pra arar a terra, pra tentar plantar, pra andar por esse mundo afora e falar sempre do nosso nordeste, esse nordeste lutador, nordeste de Lampião, de Antonio Conselheiro, de Luiz Gonzaga, de meus pais, de seus pais, e de todos nós!

Fábio Lira 02/12/2008 (Sem a sua paz, não haverá paz para os outros!)

3 comentários:

  1. Parabéns Lira. Triste realidade que assola o nosso Nordeste e seus pequenos povoados. Ora por conta de ações climáticas, outrora por conta de ações exacerbadas do homem. Esse vômito real detalha bastante tudo isso. Mais uma vez parceiro parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo ao mundo dos blogs irmão!
    Vai ser muito bom ter mais uma voz consciente para reverberar nossas inquietações.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sem a sua paz, não haverá paz pros outros. Bonita mensagem, meu velho! Seu blog já nos meus favoritos. Um abraço!

    ResponderExcluir